Teletrabalho, banco de horas e controle de jornada em debate na Caixa

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal quer voltar a debater sobre o teletrabalho pós-pandemia e o controle da jornada dos empregados que realizam seu trabalho em home office. As negociações sobre os temas estão paradas desde 7 de outubro, quando ocorreu a última reunião de negociação sobre o tema.
“As negociações estão travadas porque o banco não concorda em realizar o controle da jornada para quem realiza seu trabalho em home office e quer vincular o acordo sobre teletrabalho após a pandemia com a aceitação do debate sobre banco de horas”, resumiu a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, que também é secretária de Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Na última reunião houve sinalização positiva do banco para avançar em alguns pontos propostos pelos representantes dos empregados, como a redução do prazo de compensação das horas-extras e o aumento do valor da ajuda de custo. Houve progresso também na discussão sobre o acesso dos sindicatos aos empregados em trabalho remoto. Mas, permanecem os impasses sobre o controle da jornada no trabalho remoto. 
“É inegociável a proposta absurda da caixa de estabelecer que o controle seja facultativo, mediante negociação entre o gestor e o empregado. O que cobramos é o controle de jornada para todos os empregados que estão em teletrabalho ou home office, pois sabemos que a Caixa abusa da jornada de trabalho para quem não tem registro de ponto”, critica a secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e funcionária da Caixa, Cândida Fernandes. 
A CEE Caixa tem buscado negociar o teletrabalho após a pandemia, não o acordo de teletrabalho que está em vigência em virtude da pandemia de Covid-19. Recentemente, a Caixa se desfez de muitos prédios onde funcionavam unidades administrativas do banco e de agências, o que poderá provocar a insuficiência de estações de trabalho quando houver a possibilidade de retorno ao presencial.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi