Na capital e no Interior de Pernambuco, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e funcionários do Banco do Brasil participaram nesta quinta-feira (27) do Dia Nacional de Luta exigindo do banco respeito à saúde de trabalhadores e clientes.
Em Toritama, Agreste pernambucano, o Dia Nacional de Luta foi marcado pela paralisação das atividades por uma hora na agência da cidade, com reunião com os funcionários. Um ato público para dialogar com a população também aconteceu em frente ao banco. A realização da atividade aconteceu em paralelo com a realização da Caravana dos Bancários no Interior.
No edifício Itacaré, localizado no bairro da Imbiribeira, no Recife, a atividade iniciou às 6h, com o fechamento das atividades, seguido de reuniões e falas de protesto.
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco, unindo forças com o movimento sindical do país, pediu o retorno imediato do home office para os funcionários com comorbidades e para todos que podem exercer suas atividades de maneira remota. Os trabalhadores e trabalhadoras também exigiram o cumprimento do Manual de Trabalho, que dita os protocolos de segurança sanitária para reduzir as chances de contágio pela Covid-19 em suas unidades.