COE cobra do Itaú novo modelo de negociações

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú aproveitou a primeira reunião de 2022 com a diretoria do banco, na tarde desta quarta-feira (16), para cobrar soluções para as reivindicações apresentadas no último ano, como mudanças no programa de remuneração variável, GERA; o alto índice de demissões, inclusive entre pessoas com deficiência (PCDs); banco de horas negativas; aumento de casos de Covid-19, com volta do crescimento do número de mortos; aumento do assédio moral e fechamento de agências.
“Chegamos à conclusão de que este modelo de negociação não está sendo efetivo, por isso, sugerimos um novo formato, com uma pauta única e a obrigatoriedade de encaminhamento para a solução no próprio encontro”, explicou Jair Alves, coordenador da COE Itaú. “O banco concordou e já definimos as pautas dos dois próximos encontros”, completou, ao informar que a pauta da reunião agendada para o dia 9 de março é banco de horas negativo. No dia 16 de março será debatido remuneração.
O representante de Pernambuco na COE Itaú, João Rufino, destacou também o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), anunciado hoje pelo Itaú. “tem condições, praticamente iguais ao PDV anterior.  Nos próximos dias, o banco detalhará as regras de elegibilidade, condições e prazos. Lembramos que esta é uma decisão pessoal, mas, os bancários que desejarem orientações poderão procurar o Sindicato”, afirma.
Com relação à determinação que impede que os gerentes e assistentes de negócios usem o celular pessoal para contato com os clientes, diferente dos gerentes de pessoas jurídicas e de negócios, a COE cobra que o banco forneça celulares institucionais ou autorize o uso do celular próprio. “Existe pressão para que esses bancários batam as metas, mas as condições não foram oferecidas pelo banco até o momento “, pontua Rufino. 
Banco de horas negativas
O acordo do modelo de compensação do banco de horas negativas, negociado pela COE e aprovado pelos trabalhadores no início de 2021, garantiu aos bancários um período de 18 meses, a partir do mês de março, com o limite de duas horas por dia, para compensar as horas negativas. Entretanto, é opinião nacional, que os trabalhadores não conseguem de fato fazer a diminuição desse saldo de horas, pois simplesmente não houve até agora, tempo disponível para tal. O prazo final de compensação é agosto e a COE busca iniciar a negociação para a solução desse problema, pois a maior parte dos funcionários só conseguiram realizar  a compensação de poucas horas desse saldo.
Remuneração
As alterações feitas no programa de remuneração variável, GERA, para 2022 tem causado bastante reclamação entre os trabalhadores, que denunciam que a pressão aumentou, as metas estão muito difíceis de ser alcançadas e, por isso, estão recebendo menos.
Agências
O movimento sindical apontou que, no balanço divulgado pelo banco na semana passada, conta apenas 15 agências fechadas. Pelo levantamento dos sindicatos de bancários de todos o Brasil, este número é, no mínimo, o triplo. O banco ficou de estudar o desencontro dos números e dar um retorno.

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