Após muita luta e mobilização das mulheres pelo direito de participar do processo eleitoral no Brasil, em 24 de fevereiro de 1932, este importante direito democrático foi conquistado. A garantia, no entanto, só foi incorporada à Constituição Federal (CF) em 1934, de forma facultativa, e tornou-se obrigatória em 1965. Nesta quinta-feira, quando a data completa 90 anos, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco reforça a importância do voto feminino.
Para secretária da Mulher do Sindicato dos Bancários, Alzira Cavalcanti, as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro e terão papel decisivo nas próximas eleições.
“Mulheres que lutaram antes de nós conquistaram este importante direito que é votar. Não vamos abrir mão de exercê-lo para retirar do governo um presidente misógino, machista e que desmonta as políticas públicas destinada às mulheres. Bolsonaro e sua base governamental tem prejudicado mulheres, especialmente, pretas e pobres. Quando nos juntamos, conseguimos fazer a mudança que queremos. Precisamos ter mais representantes mulheres ocupando os espaços de poder, dando cada vez mais vez e voz para nossas reivindicações”, destaca Alzira.
Nas últimas eleições, em 2020, as mulheres votaram para eleger prefeitos(as), vice-prefeitos(as) e vereadores(as). Mesmo sendo 52,6% entre os eleitores, a representatividade feminina nestes cargos é bem menor do que a masculina. O índice de mulheres eleitas no pleito municipal de 2020 demonstra que a sub-representatividade persiste.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o último pleito, nas mais de 5 mil prefeituras do Brasil, apenas 12% serão comandadas por mulheres. Já para as câmaras municipais, foram 9.196 vereadoras eleitas (16%), contra 48.265 vereadores (84%).No Recife, o percentual ficou em 17,9%.
Na Câmara Federal, hoje, são 77 mulheres e 436 homens, representando 15% do total da casa. No Senado, as mulheres representam 14% dos 81 parlamentares. Nas eleições de 2018, apenas uma mulher se elegeu governadora, Fátima Bezerra (PT), no Rio Grande do Norte, entre as 27 unidades da federação.