Movimentos populares, centrais sindicais e entidades filiadas à CUT, entre elas o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, preparam um dia nacional de mobilização em diversas cidades do Brasil, no próximo sábado (9), contra a carestia, o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e do gás, a fome e o desemprego. Em Recife (PE), a concentração ocorrerá no Parque Treze de Maio, Rua Santa Isabel, a partir das 09h. O final da caminhada será na Praça do Carmo.
As manifestações deste sábado, já marcadas em 13 capitais, que foram convocadas também pela Frente Brasil Popular, integram a Campanha Fora Bolsonaro. Desaprovado por 63% dos brasileiros, segundo pesquisa do instituto Ipespe, divulgada no último dia 6 de abril, o governo Bolsonaro tem levado o Brasil à altas taxas de desemprego e disparada da inflação, impactada principalmente pelo aumento dos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha e os dos alimentos.
“Vamos às ruas para conscientizar a população sobre como as escolhas políticas impactam diretamente nas nossas vidas, no preço dos alimentos, do combustível, do gás, na renda, saúde, educação e moradia. Neste ano, teremos eleições gerais e, mais uma vez, a oportunidade de provocar as mudanças que queremos para o Brasil”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
Além dos problemas econômicos e sociais gerados pela nefasta política de Bolsonaro e seus aliados, o governo também tem protagonizado casos de corrupção. O mais recente envolve o Ministério da Educação, no qual o então ministro Milton Ribeiro foi pego em gravações dizendo repassar verbas da pasta para municípios indicados por dois pastores a pedido de Bolsonaro. Diante do escândalo, Ribeiro teve de ser exonerado.