Sindicato denuncia assédio moral na CRBB de Pernambuco

A Comissão de Empresa dos Funcionários do
Banco do Brasil (CEBB) apresentou à direção do banco denúncias de
assédio moral e cobrança excessiva de metas, que dificilmente serão
atingidas, nas Centrais de Relacionamento do Banco do Brasil (CRBBs)
de Pernambuco, São Paulo, Curitiba, São José dos Pinhais (PR) e em
outras localidades do país, em reunião realizada no dia 14 de
abril.

“As denúncias foram não apenas de
Pernambuco, mas de diversos estados onde funcionam os CRBBs. Isso
significa que esta prática é responsabilidade da direção do Banco
do Brasil, que tem cobrado metas abusivas e aprofundado a situação
de assédio moral e adoecimento entre os funcionários”, critica o
presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.

Desde a alteração do nome de
Central de Atendimento para Central de Relacionamento, aprofundou-se
a mudança de foco na CRBB para a oferta e venda de produtos. Porém,
é papel da CRBB atender clientes não encarteirados do banco,
normalmente com menor poder aquisitivo, muitas vezes incapazes de
adquirir produtos e serviços que devem ser ofertados
obrigatoriamente pelos atendentes. Ou seja, um público que não
condiz com o foco imposto pela Diretoria de Varejo (DIVAR) nas
centrais.

Sandra Trajano, secretária de comunicação do
Sindicato dos Bancários em Pernambuco e membro da CEBB, salientou
que as reclamações de que o trabalho é desumano, com metas
inalcançáveis, acontecem em Pernambuco e precisam ser solucionadas
o quanto antes. “Os funcionários das CRBBs estão submetidos a uma
rotina de trabalho exigente e desgastante e sofrem cobrança
excessiva de metas. Por isso, exigimos do banco melhores condições
de trabalho, recomposição do quadro e valorização do papel do BB
enquanto banco público, além da implementação do acordo de
teletrabalho na CRBB”, afirma.

O coordenador da CEBB, João
Fukunaga, lamentou o fato de a maioria das denúncias já terem sido
“pacificadas” anteriormente. “Parece que estamos regredindo nas
relações trabalhistas dentro do banco. Voltamos a debater temas que
foram resolvidos há mais de dez anos”. A direção do banco se
comprometeu a apurar as denúncias e trazer respostas na próxima
reunião.

Expediente:
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