Financiários de todo o país vão analisar e votar a pauta da minuta de reivindicações da Campanha Nacional da categoria, que será entregue para a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi), que inclui a renovação pelo período de dois anos (2022/2024) de todas as cláusulas presentes na atual convenção e avanços.
A votação será realizada pelo sistema Vota Bem, disponibilizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Os trabalhadores devem acessar o link bancarios.votabem.com.br, no dia 30 de maio, das 10h às 18h, para realizar seu direito de voto.
Diana Ribeiro, secretária do Ramo Financeiro do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, ressalta a importância de três pontos da proposta: “O primeiro é o percentual de reajuste, que deve ser o índice do INPC, mais 5%; o segundo, a regulamentação do teletrabalho em home office, visto que esta já é uma realidade da categoria; e o terceiro, a manutenção de todos os benefícios, até a renovação do acordo, que ocorre ainda este ano”.
A aprovação em assembleia autorizará a diretoria do Sindicato a negociar e celebrar Instrumentos Coletivos de Trabalho com a Fenacrefi e, se frustradas as negociações, instaurar dissídio coletivo de trabalho. Além de aprovar a pauta de reivindicações da categoria financiária, que inclui o desconto da contribuição negocial.