Atualizada em 30/5/22, às 23h15
Preocupado com a situação de trabalhadores bancários que foram atingidos pelas fortes chuvas em Pernambuco, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou uma interlocução com os bancos para identificar os canais de suporte oferecidos pelas empresas. A entidade também intensificou a campanha Sindicato Solidário para arrecadação de donativos e doações.
O banco Bradesco informou que o Viva Bem (0800 701 12 12) está disponível para dar assistência aos funcionários do Banco que precisem de ajuda, e o Banco do Brasil indicou que seus funcionários devem procurar a GEPES.
Os funcionários do Santander também podem solicitar apoio pelos canais internos disponibilizados pelo banco, que também está sensível à situação, e estabeleceu contato direto sobre o assunto entre a direção nacional e Regional.
Os funcionários do Itaú podem usar o canal “Fique Ok” (08007732930); e-mail fale@papauster.com.br;
fale@fiqueok.com ou whatsapp (11) 9 4004 0551.
No caso da Caixa Econômica, o banco possui um Auxílio Calamidade para ajudar os empregados, mas o recurso só poderá ser liberado caso o Governo do Estado declare Estado de Calamidade Pública. A pedido do Sindicato, o banco está analisando se os decretos de situação de emergência emitidos pelos municípios seriam suficientes.
O Banco do Nordeste está à disposição do funcionalismo por meio do telefone (85) 3299.3404, canal de atendimento ao funcionalismo. Os programas de assistência psicológica contam com assistência aos empregados por meio desse mesmo número.
“É muito importante que os bancos tenham um olhar solidário neste momento de tantas perdas no nosso Estado, e ajudem os bancários atingidos, assim como a população de um modo geral que está desabrigada”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
Em paralelo ao contato com os bancos, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco reforça que desde o início da pandemia a sede da entidade – Av. Manoel Borba, 564, Boa Vista, Recife – é um ponto de coleta de donativos (alimentos não perecíveis, lençóis, colchões, água, material de limpeza e higiene pessoal), que neste momento serão direcionados às famílias carentes e desabrigadas.
Os bancários que desejem contribuir com a campanha Sindicato Solidário também podem realizar doações financeiras via pix: CNPJ 10.929.560/0001-89. Solicitamos que incluam a descrição na transferência.
“Realizamos uma ação solidária permanente, atendendo comunidades carentes com a distribuição de cestas básicas. Agora, especialmente, as doações são urgentes, pois as pessoas perderam tudo e dependem da nossa ajuda”, conclui a dirigente sindical e coordenadora do Sindicato Solidário, Suzi Rodrigues.