Bancários e bancárias da Caixa Econômica Federal aprovaram as pautas específicas de reivindicações nesta sexta-feira (10), último dia do 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). O congresso foi realizado de forma híbrida, com participação no local, em São Paulo, e de forma remota, por uma plataforma eletrônica de videoconferência e de votação.
“Levamos as propostas dos bancários de Pernambuco e avaliamos que as resoluções aprovadas refletem os debates que foram feitos nos encontros estaduais. Agora, é mobilizar a categoria para garantir os direitos já presentes na CCT e no ACT e buscar novas conquistas para os empregados da Caixa, além da defesa da Caixa 100% pública”, afirma a secretária-Geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e representante do Nordeste na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Cândida Fernandes.
O 38º Conecef debateu sobre a defesa das empresas e dos bancos públicas e da Caixa 100% Pública; sobre saúde, condições de trabalho e Saúde Caixa; sobre a Funcef; sobre o ACT, a CCT e contratações; e no último dia sobre democracia e a organização do movimento.
“Este Congresso reitera os debates que já fazemos com a base e intensifica nossa luta em defesa do Saúde Caixa e da Funcef, que só vão existir se mantivermos a Caixa 100% pública”, ressalta a secretária de Formação do Sindicato e empregada da Caixa, Georgina Ramo.