Conferência Nacional dos Bancários aprova minuta de reivindicações da categoria

Representantes da categoria bancária de Pernambuco e de todo o país aprovaram, neste domingo (12), no encerramento da 24ª Conferência Nacional dos Bancários, o plano de lutas e a minuta de reivindicações que será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que se dê início às negociações da Campanha Nacional 2022. 
“Uma questão fundamental para fazermos uma campanha vitoriosa é a unidade dos bancários em todo país. Construir ações conjuntas e articuladas, dentro de uma estratégia unificada, entre os trabalhadores dos bancos públicos e privados, com certeza irá garantir nossa vitória nesta campanha. Além da pauta corporativa, é imprescindível, a partir do tema da nossa conferência, discutir o Brasil que queremos, superando o atraso político, econômico e social, implementado por este governo que a todo momento ataca nossos direitos e nossa soberania. Para isso, precisamos eleger um projeto progressista e popular que resgate os direitos e a felicidade da categoria bancária e do povo brasileiro”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura, que estará no Comando Nacional dos Bancários. 

Foi aprovada a reivindicação de aumento real de 5%  nos salários e demais cláusulas econômicas (INPC + 5%) e aumento maior para os vales refeição e alimentação. Em Pernambuco, a minuta de reivindicações e as resoluções aprovadas pela 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro serão analisadas em assembleia a ser realizada pelo Sindicato na terça-feira (14), com votação eletrônica disponível no site da entidade, e, após aprovada, será entregue à Fenaban na quarta-feira (15). 

“Mais do que recompor a inflação, os bancários, que trabalharam para garantir lucros astronômicos aos bancos, querem ter aumento real em seus salários e a manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho em vigência”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, ao lembrar que o lucro somado dos cinco maiores bancos do país (Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) alcançou R$ 27,6 bilhões entre o final de março de 2021 e o final de março de 2022, crescimento de 17,5% no período. 
Os anseios da categoria, tirados a partir de debates nas bases em todo o país e embasados na Consulta Nacional à categoria, que contou com mais de 35 mil participações, mostrou necessidade da luta para a construção de um Brasil sem fome, com equidade, emprego digno e salário justo, mais investimentos em saúde e educação, democracia, soberania e que valorize suas empresas estatais e bancos públicos. 
Dados da Consulta Nacional aos Bancários apontam que 96,5% da categoria acha muito importante/ou importante eleger, nas eleições deste ano, candidatos à Presidência e ao Congresso Nacional, comprometidos com as pautas dos trabalhadores. 

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi