O Comando Nacional dos Bancários definiu nesta quarta-feira (22), os temas das reuniões com a Federação Nacional do Bancos (Fenaban). O presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura, representará a entidade nas agendas de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2022.
Além da questão organizativa do calendário, o Comando Nacional dos Bancários destacou pontos que devem permear as negociações, como o descumprimento, por parte de alguns bancos, de acordos firmados em negociação, como os referentes à terceirização e às demissões. As Medidas Provisórias (MPs) editadas pelo governo Federal, que atingem a categoria bancária, também foram pautadas, como é o caso da MP que reduz o período do auxílio creche/babá e prejudica crianças com deficiência. Os bancários ressaltaram também que é uma das prioridades desta campanha a valorização do Vale-Alimentação e Vale-Refeição, tendo em vista a perda do poder de compra da categoria.
Emprego e terceirização será o tema tratado na próxima reunião; na sequência, cláusulas sociais e segurança bancária; cláusulas sociais e teletrabalho; igualdade de oportunidades; saúde e condições de trabalho; e reuniões sobre as cláusulas econômicas.
“Sabemos que será uma campanha nacional com muitos desafios. As mudanças nas relações de trabalho, o processo tecnológico e a conjuntura política e econômica sendo conduzidas por um governo que atua contra os trabalhadores, são elementos que precisam ser superados com propostas, diálogo e, sobretudo, com muita luta e unidade. Bora ganhar esse jogo”, aponta o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Fabiano Moura.
O Comando Nacional também levantou pautas relativas à organização sindical, como a frequência livre dos dirigentes, necessária para o fortalecimento do movimento sindical e manutenção e avanços dos direitos e conquistas.
Antes de entrar na pauta definida para o dia, o Comando Nacional dos Bancários reivindicou o abono das horas negativas das pessoas com comorbidade para as quais o banco não conseguiu viabilizar o trabalho remoto durante a pandemia. A Fenaban disse que, como as negociações sobre banco de horas foram realizadas diretamente com os bancos, fará um levantamento sobre quais são os casos e discutirá a proposta com cada um deles.
Calendário de negociações:
27 de junho:
Emprego e Terceirização
6 de julho:
Cláusulas sociais e segurança bancária
22 de julho
Cláusulas sociais e teletrabalho
28 de julho
Igualdade de oportunidades
1 de agosto
Saúde e condições de trabalho
3 de agosto em diante
Cláusulas econômicas