Funcionário do Santander, o bancário Pedro Nascimento foi reintegrado à agência Arrecifes, em Boa Viagem, na última segunda-feira (27). Demitido em abril deste ano, Pedro realizou no Sindicato dos Bancários de Pernambuco o procedimento de abertura de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), após exames médicos terem diagnosticado o acometimento por doenças ocupacionais.
A Justiça do Trabalho determinou a reintegração do funcionário, que permanecerá licenciado com auxílio-doença acidentário (B-91). A oficialização do retorno foi acompanhada pelo dirigente sindical, Pedro Villa-Chan, que destacou: “o Sindicato luta por um ambiente de trabalho saudável e está sempre à disposição para receber os bancários e orientá-los em casos de demissão”.
Pedro Nascimento, que atua como gerente Van Gogh, disse ter transformado a sua postura no que se refere aos cuidados com a saúde. “Sempre priorizei o trabalho e posterguei os cuidados com a minha saúde. Quando sentia dores, tomava remédios e evitava o uso de licença médica. Este é um erro que muitos funcionários cometem e só nos damos conta que devemos realizar exames e nos cuidar quando sentimos na pele. Mas, se estivermos bem de saúde vamos produzir melhor”, afirma.
Entre as lesões, o trabalho repetitivo no banco resultou em tendinite no ombro, punhos e cotovelos, síndrome do túnel do carpo e calcificações. “As doenças que mais atingem a nossa categoria são LER/DORT e doenças psíquicas. É muito importante que os trabalhadores mantenham uma rotina de exames, registrem a CAT sempre que for necessário, e procurem acompanhamento profissional”, orienta o secretário de Saúde do Sindicato, Alan Patrício.
Para abertura de CAT no Sindicato, os bancários devem realizar o agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, pelo telefone: 3316-4214