Sindicato critica Santander por ampliação do horário sem negociação

Sem nenhuma negociação com o movimento sindical, o Santander informou a rede, por meio de comunicado institucional, que todas as agências do Brasil terão atendimento gerencial das 9h às 17h, a partir de 18 de julho. O movimento sindical procurou o Santander para questionar a nova medida, e está prevista uma reunião sobre o tema para a próxima semana.
“Com terceirizações, metas absurdas e diminuição do número de funcionários nas agências, a ampliação do horário será mais um fator para o adoecimento dentro da categoria. Estamos apresentando na nossa minuta a reivindicação de 04 dias de trabalho, e o banco vai na contramão em plena negociação”, critica a representante do Nordeste na COE Santander, Tereza Souza.
O Santander já tentou abrir suas agências aos sábados em outros momentos. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco chegou a judicializar a questão e realizar atos políticos que impediram a abertura das unidades no Estado.
 “O banco Santander tem sido pioneiro nos ataques aos bancários, com reiteradas tentativas de modificar os horários de funcionamento. Além disso, é o banco que mais adoece a nossa categoria em Pernambuco e vem mantendo as demissões e aumentando as metas. A jornada de trabalho dos bancários é uma conquista histórica e não aceitaremos que seja burlada”, afirma o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
Os Sindicatos em todo o país querem ouvir os gerentes do Santander e entender os impactos desta decisão, para que as entidades possam tomar outras providências e encaminhamentos. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco está disponível e orienta que esses funcionários procurem seu representante sindical, e converse sobre sua rotina e suas funções.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi