Fenaban apresenta proposta de teletrabalho, mas não se posiciona sobre cláusulas econômicas

A Campanha Nacional dos Bancários chegou a sua nona rodada de negociação, nesta segunda-feira (15/8), sem a apresentação de uma proposta global pela Fenaban à categoria. Os avanços ficaram restritos ao debate sobre teletrabalho, tema para o qual foram formalizadas propostas pelos bancos, que serão avaliadas pelos bancos após considerações apontadas pelo Comando Nacional dos Bancários.
A Fenaban trouxe também o resultado de uma pesquisa realizada a pedido dos bancos sobre a cobrança de metas. Segundo os dados apresentados, a maioria dos bancários recebem remunerações provenientes de programas próprios de participação nos lucros dos bancos. 
“Um absurdo a forma como os banqueiros trouxeram esse tema, desconsiderando a forma como essas metas são cobradas, com pressões, ameaças de demissão, de perda de função e adoecimento da categoria. É alarmante a capacidade que os bancos têm de tentar dissimular a realidade vivida pelos bancários. O comando nacional vem alertando sobre doenças físicas e, no momento atual, as doenças emocionais aumentaram muito, o ambiente de trabalho insalubre, hostil e desumano. Não descansaremos um segundo enquanto essa lógica perversa não for invertida. Não às metas abusivas e que os bancos apresentem uma proposta global já na mesa de negociação”, cobra o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
Sobre o teletrabalho, apesar da apresentação da proposta por parte da Fenaban, muita coisa precisa ser ajustada. O Comando Nacional vai avaliar a proposta para tentar avançar numa redação na próxima rodada de negociação marcada para quinta-feira (18). 
No dia 19 de agosto, os bancários de todo o país realizam um Dia Nacional de Mobilização para pressionar os banqueiros a apresentarem uma proposta para cláusulas econômicas e sociais que atendam às reivindicações. A categoria cobra reposição da inflação mais 5% de ganho real para reajuste, aumento maior para os vales refeição e alimentação, regulamentação do teletrabalho e garantia de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi