Bancos querem retirar direitos e reduzir percentual de PLR; Sindicato convoca assembleia para sexta (26)

ACESSO ASSEMBLEIA SEXTA (26), ÀS 19H
Senha de acesso: 543348
ID da reunião: 863 0797 5998

Na reunião de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, nesta quarta-feira (24), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) trouxe uma proposta para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que gera redução do percentual distribuído pelos bancos para a categoria e ainda querem compensar o valor pago em programas próprios na parcela adicional. O Comando recusou a proposta em mesa. Na sexta-feira, às 19h, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza uma assembleia online para que os bancários analisem a proposta da Fenaban e autorizem a transformação da assembleia extraordinária em assembleia permanente.

Os bancos começaram a reunião propondo manter o texto da clausula sobre PLR da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) atual, com correção de apenas 6,22% sobre o valor do teto. Com a proposta apresentada pelos bancos, nos três maiores bancos privados do país (Bradesco, Itaú e Santander) o percentual de distribuição na regra básica cairia de 4,97% do lucro distribuído em 2021 para 4,89% neste ano. Na parcela adicional a redução seria de 1,69% para 1,63%.

Após recusa do Comando e pausa na reunião, os bancos voltaram e apresentaram uma correção no teto de 6,73%. Com a nova proposta apresentada pelos bancos, o percentual distribuído nos três maiores bancos privados do país cairia de 4,97% do lucro distribuído em 2021 para 4,85% neste ano na regra básica. Na parcela adicional a redução seria de 1,69% para 1,64%.

“Mais uma negociação com os banqueiros e eles não tratam as reivindicações da categoria bancária com seriedade. Nós cobramos uma proposta global, onde se colocasse um índice e mais as outras cláusulas que estamos reivindicando. Não trouxeram índice, mas apenas uma proposta que tenta impor perdas para a categoria bancária na proposta da PLR. Essa proposta gera perdas e não podemos aceitar. Vamos ter assembleia na sexta, em Pernambuco e em todo o país, e esperamos que até lá os banqueiros apresentem uma proposta decente. Não vamos aceitar proposta rebaixada. Os banqueiros estão empurrando a categoria bancária para uma greve”, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura, que participa das negociações em São Paulo.

“Em 1995, os bancos já chegaram a distribuir, em média, 14% dos lucros a título de PLR. No ano passado caiu para 6,6% e agora querem reduzir ainda mais! É um absurdo!”, criticou a presidenta da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, ao observar que, no ano passado, foram distribuídos, em média, 45% dos lucros em dividendos aos acionistas e, para 2022, a média de remuneração anual da diretoria executiva dos maiores bancos está prevista para cerca de 9 milhões por diretor, valor 11,1% maior do que o de 2021.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi