Na próxima quinta-feira (22/9), às 19h, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco recebe a Dra. Cristiene Tenório (@dra_crys ), médica, psiquiatra e psicoterapeuta, para a palestra “Valorização da vida! Promoção de saúde mental para bancários (as)”, que também contará com as contribuições do nosso Secretário de Saúde, Alan Patrício. A agenda faz alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.
O Setembro Amarelo, que ocorre desde 2014 no Brasil, engloba uma série de ações de prevenção ao suicídio, em especial baseadas na difusão de informação. Segundo os responsáveis pela iniciativa, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), essa é a maior campanha antiestigma do mundo.
Conforme a última pesquisa sobre o tema, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil casos por ano em todo o mundo, mas estima-se que esse número seja de até 1 milhão. No Brasil, são notificados cerca de 14 mil por ano, ou seja, 38 pessoas em média cometem suicídio por dia no país.
A categoria bancária é uma das que apresentam alto índice de suicídio no Brasil. Entre 1993 e 1995, por exemplo, quando ocorreram várias privatizações e reestruturações no setor, foram registrados 72 suicídios entre bancários, ou seja, um a cada 15 dias. Outro levantamento, mostra que de 1996 a 2005 foram 181 casos, ou um a cada 20 dias. “Pressão para atingir metas abusivas, instabilidade no emprego e nas comissões, são alguns dos fatores que levam ao adoecimento da categoria bancária. Queremos debater a importância da promoção da saúda mental para a nossa categoria, que desponta como uma das principais no ranking de afastamentos do INSS”, conclui Alan Patrício.