Após dois meses da entrega de notebooks aos bancários da Central de Relacionamento do Banco do Brasil (CRBB), a gestão ainda não informou aos seus funcionários qual é a destinação de uso dos equipamentos. Até o momento, a compra do equipamento, modelo Dell Latitude 3420, não teve sua motivação elucidada.
De acordo com os relatos, o BB não sistematizou, autorizou ou parametrizou a utilização do equipamento, embora tenha entregue o mesmo com termo de responsabilidade a ser assinado pelos trabalhadores.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura, a atual direção do Banco do Brasil, empresa de economia mista, tem sido responsável medidas que geram preocupações ao movimento sindical.
“Essa compra aparentemente desnecessária, que foi realizada às custas de juros abusivos praticados contra os clientes e do lucro gerado com o adoecimento mental de funcionários, revela a ineficiência na gestão dos bens e valores deste patrimônio dos brasileiros. Quem ganha com a compra destes computadores?”, questiona Fabiano Moura.
Diante da inutilização do equipamento aliada à carga de responsabilidade gerada pela preservação do bem, funcionários iniciaram um movimento de devolução dos notebooks aos gestores.
“É oportuno lembrar que a CRBB tem uma pauta de reivindicações que trata desde condições de trabalho a encarreiramento, as quais o Banco do Brasil até agora não deu tratamento adequado, o que torna mais inadequado e sem sentido a distribuição desses computadores”, conclui a representante do Nordeste da CEBB, Sandra Trajano.