A Caixa Econômica Federal informou aos empregados, a partir do calendário anunciado pela Febraban, como será a jornada de trabalho e qual será o tratamento das ausências parciais geradas em decorrência da redução do horário de funcionamento e da jornada durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco reforça que, conforme orientação do banco, as ausências parciais decorrentes desta redução de jornada devem ser abonadas.
“Pedimos para que qualquer situação ao contrário dessa prevista no comunicado, seja informada ao Sindicato. Ainda teremos alguns dias de jogos e a melhor forma de evitar desgastes é a prevenção”, avalia a representante do Nordeste na CEE Caixa, Cândida Fernandes.
Nos dias de jornada de trabalho de 6 horas, haverá abono para os trabalhadores que cumprem jornada de 8 horas. Nos dias em que a jornada de trabalho for inferior ao período de 6 horas, haverá abono tanto para os trabalhadores com jornada de 6 horas quanto de 8 horas. De acordo com o Comunicado Interno (CI), o registro deve ser Abono 53 e é válido para trabalho presencial e remoto.
“O dever do empregado é cumprir a jornada estabelecida para aquele dia específico, sem haver necessidade de compensação de horas. Estaremos vigilantes para garantir que não ocorram situações de pressão, com orientações diferentes das explicitadas nos comunicado interno”, aponta a dirigente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e empregada da Caixa, Georgina Ramo.
Para os jogos disputados ao meio-dia, as unidades têm abertura para o público das 9 às 11 horas, e depois reabrem das 15h30 às 16h30. O período de desconexão ocorre entre as 11h30 e 14 horas. Para os jogos disputados às 13 horas, o horário de funcionamento das unidades será das 8h30 às 11h30, com a jornada de trabalho fixada entre 8 e 12 horas. Para os jogos disputados às 16 horas, o horário de funcionamento será das 9 às 14 horas, com desconexão a partir das 15h30.