
Diante do maior ataque à democracia e ao Estado de Direito desde a criação da Constituição de 1988, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco vem a público repudiar com veemência a ação criminosa de bolsonaristas radicais, por meio de atos terroristas contra os principais símbolos da democracia brasileira – Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, ao longo do domingo (8/1/2023).
Considerando que a defesa de uma sociedade democrática está entre os princípios da nossa entidade sindical, reiteramos nossa posição firme contra esta tentativa de golpe de Estado. Desta forma, defendemos que o resultado das urnas, que legitimou a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como as Instituições Democráticas brasileiras, devem ser respeitados.
As imagens da depredação do patrimônio público e histórico nacional entristeceram os verdadeiros defensores da Pátria, que acompanharam estarrecidos as cenas da barbárie. A responsabilidade dos que agiram diretamente nos atos antidemocráticos e dos financiadores destes crimes contra o Estado democrático de direito, bem como a omissão de autoridades do DF, devem ser apurados e punidos de forma exemplar, no rigor da lei.
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco, que sempre esteve presente em lutas sociais históricas, reafirma o seu compromisso com as bandeiras da democracia, do respeito e de uma sociedade mais igualitária.
Golpe nunca mais. Democracia sempre!
Sindicato dos Bancários de Pernambuco
09 de janeiro de 2023