Neste 12 de janeiro de 2023, a Caixa Econômica Federal completa 162 anos de fundação, tendo se tornado o principal agente de políticas públicas do Governo Federal. Para comemorar o início deste novo ciclo, os empregados da Caixa realizam um ato nacional em defesa do banco 100% público e social.
Em Pernambuco, a atividade será realizada na agência Caixa Teatro Marrocos, dia 12, às 11h, pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em parceria com a APCEF/PE – Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Pernambuco e a FENAE – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal.
“A Caixa faz 162 anos e volta a ser um banco de fundamental importância para um governo que tem o bem-estar do povo como prioridade. Apesar do maior banco público da América Latina ter sofrido muitos ataques e ter sido sucateado nos últimos anos, a CEF e toda sua equipe de empregados tem a experiência necessária para voltar a ser a principal ferramenta indutora de desenvolvimento para área de habitação, financiamento de infraestrutura e gerenciamento de programas sociais que vão ajudar o governo a tirar, mais uma vez, os mais necessitados da extrema pobreza”, afirma a representante do Nordeste na Comissão Executiva dos Empregados (CEE/ CAIXA), Cândida Fernandes.
A Caixa como instituição centenária e 100% pública pertencente ao povo brasileiro. Com a mudança de comando no banco, que agora é presidido por Rita Serrano, a expectativa dos representantes dos empregados é que a CEF retome o papel para o qual foi criada: ajudar as pessoas a realizar sonhos, reduzir as desigualdades através da execução de políticas públicas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Programas sociais importantes, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, voltarão como prioridades nesta nova fase.
“Os empregados e as empregadas da Caixa estão felizes com a indicação da Rita Serrano, não só por ser uma empregada de carreira, mas também porque esteve em toda sua trajetória presente nas lutas em defesa dos nossos direitos e da Caixa 100% pública. Esperamos uma gestão humanizada, na busca da equidade, das diversidades, inclusive de mais mulheres em cargos e funções. Somos quase metade do quadro de empregados, mas não ocupamos tais cargos. Nesta nova fase, acreditamos que haverá diálogo entre a gestão e as entidades representativas, diferente do cerceamento que marcou a antiga gestão”, avalia a secretária de Formação do Sindicato e empregada da Caixa, Georgina Ramo.
Fundada em 1861 em decreto assinado por Dom Pedro II, a CAIXA criou no Brasil a poupança, produto que ao longo do tempo permitiu que os cidadãos de todas as classes sociais pudessem guardar suas economias. “Foi por meio da dedicação dos empregados da Caixa, que ao longo dos anos o banco conseguiu garantir a efetividade das políticas públicas de educação, saneamento, agricultura, moradia e sustentabilidade. É justo que os empregados sejam valorizados à altura das suas contribuições para esta empresa pública e, consequentemente, ao povo brasileiro”, conclui o Secretário de Bancos Públicos do Sindicato, Ricardo Vaz.
DADOS DA CAIXA*
– 87,2 mil empregados em todo o Brasil
– 150,5 milhões de correntistas e poupadores
– 99% dos municípios do país contam com a presença da rede Caixa:
– 53,7 mil pontos de atendimento no país
– 4,3 mil agências e postos de atendimento no país
– 22,6 mil lotéricos e correspondentes CAIXA Aqui no país
– 26,8 mil ATM’s disponíveis nos postos e salas de autoatendimento
*Fonte: RELATÓRIO DE ANÁLISE DE DESEMPENHO CAIXA 3T22