
No próximo dia 24 de março, acontecerá a palestra “Perspectivas para o desenvolvimento sustentável do Nordeste: desafios para o movimento sindical”, promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de Pernambuco (Dieese-PE). O encontro será realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (Sindsep-PE), das 9h às 12h. O evento contará com a participação do sociólogo, doutor e mestre em educação, e Diretor Técnico do Dieese, Fausto Augusto.
A secretária de Formação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e coordenadora sindical do DIEESE-ER/PE, Georgina Ramo, destaca o compromisso da entidade em levar este conteúdo para categoria e demais trabalhadores.
“Além do tema central, vamos dialogar sobre inflação, emprego, renda e a capacidade e desafios do governo em mobilizar recursos para enfrentar o cenário de baixo crescimento. Convido nossa categoria para participar e reforçar a luta pelo desenvolvimento sustentável da nossa região”, comenta Georgina.
O trabalho de reconstrução do país, em especial do Nordeste, passa por um cenário desafiador e os trabalhadores e trabalhadoras terão um importante papel. A técnica do Dieese-PE, Osangela Sena, diz que “é preciso cautela ao verificar a desaceleração recente da inflação, e que o movimento Sindical é fundamental para o trabalho de conscientização e de resistência para essas mudanças”.
O esgarçamento do tecido social brasileiro, promovido pelos grupos políticos que ascenderam ao poder nos últimos anos, é profundo. E, mais do que reconstruir, será necessário construir o país a partir de novas bases, da solidariedade e da empatia, da melhor distribuição de renda e riqueza, da ciência como pilar do desenvolvimento, da participação popular e dos movimentos sociais nos processos decisórios do país.
“Somos preocupados com os direitos da categoria bancária, mas também lutamos pela melhor qualidade de vida da população, dos trabalhadores de forma geral e, principalmente, dos grupos sociais mais excluídos de direitos no nosso país. Este tipo de pauta é relevante e constante na agenda do Sindicato e precisa do envolvimento de todos nós”, afirma o presidente do Sindicato dos bancários, Fabiano Moura.