
A bancária Vanessa Campos de Azevedo, gerente Van Gogh Santander, da Agência Encruzilhada, foi reintegrada nesta sexta-feira (24) na presença dos dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Bethânia Montarroyos e Expedito Solaney.
Demitida em 16 de novembro de 2022, a funcionária do Santander havia completado 22 anos de trabalho prestados ao banco foi diagnosticada com Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT).
O secretário de Saúde do Sindicato, Alan Patrício, ressalta a importância da abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e a documentação de todo o histórico de saúde. “A LER/Dort continua sendo a principal doença que acomete a categoria bancária e os bancos insistem em demitir trabalhadores adoecidos pela própria atividade laborativa. Por isso, orientamos que todos realizem exames de forma periódica, guarde resultados e laudos médicos, assim como todo o registro do tratamento”, afirma Alan Patrício.
No caso de Vanessa Campos, após o reconhecimento da doença pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) com auxílio doença acidentário (B91), a justiça foi acionada e determinou a reintegração da trabalhadora.