Sindicato apresenta contas positivas para apreciação dos bancários

Em mais uma ação de transparência, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Pernambuco apresenta o Balanço Patrimonial e Financeiro – 2022 e a Provisão Orçamentária – 2023 para aprovação dos sócios da entidade. Mais uma vez, a eficiência administrativa resultou em superávit e solidez de recursos para realizar fortes mobilizações sindicais e investimentos no patrimônio. A assembleia de prestação de contas será realizada em formato virtual no dia 27 de abril, das 9h às 18h, com acesso disponível no site da entidade (bancariospe.org.br).
O detalhamento de todas as receitas e despesas da entidade,assim como as demonstrações de mutação do patrimônio social, podem ser conferidos nesta edição do Jornal dos Bancários. No dia anterior à votação, em 26 de abril, às 19h, os bancários terão a oportunidade de participar da reunião de esclarecimentos que contará com a participação do contador responsável, Túlio José de Souza. O encontro será online e o link de acesso também estará no site do Sindicato. 
“A transparência do processo de prestação de contas é um compromisso fundamental que assumimos com a nossa categoria. Todas as nossas ações administrativas são guiadas por uma gestão que tem conseguido garantir eficiência, sustentabilidade e participação. Por isso, incentivamos os bancários a analisarem os dados e votarem na assembleia para aprovação das contas”, afirma o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
Além do assessor contábil, o documento é assinado pelo presidente da entidade, Fabiano Moura, e pela secretária de Finanças, Terezinha Santiago. A demonstração contábil também passou pela aprovação do Conselho Fiscal do Sindicato, composto em sua titularidade por Epaminondas França, Josenildo Santos, Eduardo Guimarães, Vilma Pontes e Enilda de Medeiros.
“Nossa responsabilidade com o patrimônio dos nossos associados pode ser verificada nesta demonstração contábil”, afirma Terezinha Santiago, Secretária de Finanças. De acordo com os dados apresentados, a receita com contribuições associativas aumentou, apontando o reconhecimento da categoria ao trabalho realizado pela diretoria. A filiação é a principal fonte de recursos da entidade, que também registrou aumento dos rendimentos de aplicações financeiras. 
Com relação às despesas, o maior volume de recursos foi destinado às atividades sindicais realizadas na busca por melhores condições de trabalho, defesa das pautas dos trabalhadores e valorização da categoria bancária. Observa-se ainda uma economia expressiva, com redução das despesas gerais e administrativas, como contas de consumo da sede.
“Nossa missão é organizar coletivamente os bancários em torno dos seus direitos, bem como lutar por um sistema financeiro com controle social que promova o desenvolvimento sustentável. Para realizar essa tarefa acreditamos que é preciso ter uma ação permanente na base, diálogo aberto com a sociedade e capacidade de fazer os enfrentamentos políticos necessários em defesa dos trabalhadores. Então, temos investido em ações descentralizadas no Estado, na formação, na melhoria da nossa estrutura física e intensificado a luta e o perfil combativo do Sindicato. Tudo isso para garantir direitos, emprego, saúde e condições dignas de trabalho para os bancários. É um investimento alto, mas feito com responsabilidade, o que nos garantiu contas positivas com superávit”, conclui Fabiano Moura.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi