Consumo de água do Santander pode ser um risco para saúde de bancários e clientes

Após reiteradas tentativas de negociação junto ao Santander, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou um ato de denúncia sobre a água disponibilizada para consumo dos bancários e clientes. A mobilização ocorreu nesta quinta-feira, 4 de maio, no Recife. 
De acordo com relatos recebidos pela COE Santander, o banco não tem realizado a limpeza adequada e frequente das caixas d’água, que são os locais de armazenamento da água que chega até os bebedouros das unidades. 
Com distribuição de água mineral e avisos sobre o risco de contaminação, a mobilização chamou atenção da população nas agências do banco localizadas nos bairros de Afogados, Parque Amorim e Dantas Barreto, no Recife. 
“O banco decidiu contribuir com o meio ambiente, adotando a prática de plástico zero, com a retirada de garrafões de água mineral das agências bancárias. Entretanto, temos casos de água com mau cheiro, água salobra, reservatório sujo e, inclusive, registro de um caso de um animal encontrado morto dentro da caixa d’água de uma agência. Buscamos solucionar por meio de negociações, mas não avançamos. Agora, vamos cobrar com ações políticas mais contundentes, pois estamos tratando sobre a saúde dos trabalhadores”, alerta a secretária de Bancos Privados do Sindicato, Dileã Raposo.
Sem garantias sobre a qualidade da água, a categoria e a população estão com a saúde ameaçada. O Sindicato cobra que o banco apresente a certificação que ateste a qualidade da água para consumo humano e realize, periodicamente, a higienização dos reservatórios, assim como o monitoramento de análise da água. 
Entre as doenças que podem ser causadas pelo consumo de água contaminada estão diarreia, hepatite, infecção intestinal, leptospirose, cólera, entre outras.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi