Caixa comunica ao movimento sindical a contratação de 800 aprovados no concurso de 2014

A Caixa Econômica Federal comunicou à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), na noite desta terça-feira (23), que vai contratar 800 aprovados no concurso de 2014. A decisão atende à reivindicação constante do movimento sindical para melhorar atendimento à população e reduzir sobrecarga de trabalho e o adoecimento dos empregados.
“Na nossa última reunião de negociação, na sexta-feira (19), cobramos novamente a contratação dos concursados de 2014, pois é urgente a recomposição do quadro de empregados da Caixa para reduzir a sobrecarga de trabalho e os problemas de saúde que ela causa aos empregados, além de ser fundamental para a melhoria do atendimento à população”, disse a representante do Nordeste na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Cândida Fernandes.
Dados do último balanço divulgado pela Caixa mostram que o banco encerrou o 1º trimestre de 2023 com 86.741 empregados, 109 a menos em um ano. Mas, além da queda no número de trabalhadores, houve aumento de aproximadamente 5 milhões de novos clientes no período, elevando, desta forma, o número de clientes a serem atendidos para 1.744 por empregado.
“A Caixa Econômica precisa dos empregados para ser fortalecida em seu papel social, que é fundamental para retomada do crescimento do país. Avaliamos que a iniciativa de convocar 800 concursados é importante, mas ainda não é suficiente para sanar o déficit existente”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
Em 2014, quando o concurso foi realizado, a Caixa contava com 101.484 empregados. Considerando os números do balanço do primeiro trimestre de 2023, são 14.743 postos de trabalho a menos.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi