
A Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) visitou, no dia 13 de junho, a Universidade Caixa, levando o pedido para a ampliação da oferta de cursos e programas de formação e o fortalecimento da instituição. Na ocasião, os representantes dos empregados cobraram a recriação das Gipes para garantir o pleno atendimento às demandas dos empregados. As filiais de gestão de pessoas na Caixa foram extintas em 2021.
“Desde o encerramento das filias o atendimento aos empregados está comprometido. O que cobramos é que esta seja uma gestão de fato humanizada, com uma área de pessoas que esteja preocupada com revisão dos processos para diminuir o adoecimento, especialmente os decorrentes de assédio em razão das metas”, afirma a representante do Nordeste na CEE/Caixa e secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Cândida Fernandes, que participou da visita institucional.
Os representantes da Caixa alegaram que o assunto está em análise e que para este ano não há previsão orçamentária. “Além da volta recente da vice-presidência de Pessoas (Vipes), também extinta no primeiro semestre de 2021, é importante que a direção da Caixa também recrie as Gipes”, complementa Cândida Fernandes.
Outro ponto debatido no encontro foi ampliação da oferta de programas de formação. Para a secretária de Formação do Sindicato e empregada da Caixa, Georgina Ramo é importante que os cursos sejam realizados durante o horário de trabalho, conforme está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e trilhas temáticas na UC (Universidade Caixa) Play fora do ambiente Caixa.
“A Universidade Caixa precisa ser fortalecida com cursos e programas de formação presenciais, para que os empregados possam de fato ter um momento dedicado à aprendizagem e desenvolvimento profissional e pessoal. A Caixa não pode cobrar certificações, sem garantir o tempo de estudo para o pessoal da agência, por exemplo”, concluiu Georgina Ramo.
Calendário de negociações CEE CAIXA: Condições de Trabalho (16/06), Promoção por Mérito (20/06) e caixas/tesoureiros/avaliadores de penhor (23/06).