Comitê Popular de Luta dos Bancários de Pernambuco reforça Jornada de Luta Contra os Juros Altos

Nesta terça-feira (20), o Comitê Popular de Luta dos(as) Bancários(as) de Pernambuco participará do ato que marca a Jornada de Luta Contra os Juros Altos, convocado pela Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco. A mobilização será realizada a partir das 15h, na Rua do Sol, em frente aos Correios. 
A Jornada de mobilização contra a política monetária do Banco Central iniciada pela CUT, centrais sindicais e movimentos populares será permanente até que o BC baixe a taxa de juros básica, atualmente em 13,75%. Hoje, o país tem a maior taxa do mundo. O BC é comandado por Roberto Campos Neto, indicado à direção em 2019, pelo então presidente Bolsonaro. 
O Copom reúne-se durante dois dias a cada 45 dias para discutir a definição da Selic. Durante a gestão Campos Neto, que assumiu a presidência da entidade em fevereiro de 2019, a taxa básica de juros passou de 2% (em janeiro de 2021) para 13,75% ao ano (em setembro de 2022) – percentual mantido até o momento. A justificativa do BC para a alta de quase sete vezes da Selic é que o Brasil precisa controlar a inflação.  
“Como justificar, a partir de uma inflação baixa, de 3,94% em 12 meses, a manutenção de uma Selic em 13,75%, a maior taxa de juros do mundo? o Banco Central se diz independente, mas parece estar preocupado apenas em atender aos interesses dos rentistas e não da população. Sem a queda dos juros, não são criadas as condições necessárias para aumento da produção, retomada do crescimento, geração de emprego e aumento da renda dos trabalhadores”, critica o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e membro do Comitê Popular de Luta dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
Embora a economia já esteja respondendo positivamente às políticas de retomada do desenvolvimento, como valorização do salário mínimo acima da inflação, expansão do Bolsa Família, investimentos no Minha Casa e Minha Vida e redução dos combustíveis – esta última medida, inclusive, favoreceu a queda dos níveis de inflação registrados nos últimos meses. Os impactos positivos, entretanto, são reduzidos por causa da Selic em 13,75%.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi