Formação: Sindicato dos Bancários de Pernambuco participa do Enafor

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco, representado pela secretaria de Formação, participou do Encontro Nacional de Formação da CUT (Enafor), em São Paulo. O evento, que teve como tema “Esperançar: formação, organização e mobilização para as novas formas do mundo do Trabalho” e o mote “Educação, organização e ação para as novas estruturas de trabalho no Brasil”, concentrou grande parte de suas discussões em como combater o crescimento do autoritarismo e da extrema direita e como enfrentar os desafios para ampliar a defesa da democracia e do estado de direito.
Entre os dias 15 e 17 de abril, as atenções foram voltadas à construção do plano de lutas da Central na área de formação. O plano segue em consonância com as discussões dos encontros regionais e dos ramos com a SNF. As atividades ainda seguem até esta sexta-feira (19), com oficinas pedagógicas.
“O Enafor debate projetos e programas pedagógicos para a Central nos próximos quatro anos. É um momento muito rico de troca de conhecimentos e de definição diretrizes de formação para as entidades cutistas. Em Pernambuco, nosso Sindicato tem feito um grande investimento na formação política, pois entende que este é o caminho para provocar as transformações pelas quais lutamos”, afirma a secretária de Formação do Sindicato, Georgina Ramo, que participou do evento.
A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, que também é vice-presidenta da CUT, observou que o crescimento da extrema direita em todo mundo é estrutural e que, por isso, é necessário entender as razões de seu crescimento. A dirigente também defendeu intenso combate a fake news, que é largamente usado por esse setor radical.
Juvandia também ressaltou a importância do Enafor e da política de formação dentro do movimento sindical. “Para entrar no sindicato, a gente tem que passar pelos cursos de formação, é um requisito para se tornar dirigente sindical. A formação cumpre o papel de fazer a gente refletir sobre o mundo, entender o passado, compreender o momento em que a gente está e pensar o futuro”, concluiu.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi