
Dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco participaram na terça-feira (22) da palestra “Riscos psicossociais no ambiente de trabalho e NR1”. Promovida pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro) e o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), o evento teve como palestrantes a juíza do TRT-13 (PB), Mirella Cahú, e o técnico de Segurança do Trabalho, José Hélio Lopes.
Na presença de representantes do movimento sindical, autoridades do meio jurídico, estudantes e demais convidados, a palestra destacou os riscos de um ambiente propício ao adoecimento do empregado e o que deve ser feito para diminuir acidentes laborais e construir locais seguros para os trabalhadores. A agenda está inserida na campanha Abril Verde, ação de conscientização sobre a importância da segurança do trabalho.
Para o presidente do Sindicato, Fabiano Moura, participar de atividades com esta pauta fortalecem o trabalho em defesa dos bancários, principalmente neste momento de conclusão do dossiê de combate ao assédio moral.
“Durante a construção do dossiê que confirma a gravidade do assédio moral na nossa categoria, foi fundamental entender este processo de adoecimento no ambiente de trabalho bancário. Vamos seguir buscando realizar ações efetivas que transformem ambientes de trabalho insalubres em locais de trabalho dignos e seguros”, comenta Fabiano.
O transtorno mental no ambiente do trabalho e as suas consequências foram destaques durante a palestra. Na grande maioria das vezes, as doenças e lesões físicas são levadas em consideração, enquanto as psíquicas raramente são percebidas.
“Esta é uma situação grave e que é confirmada pela Secretaria de Saúde do Sindicato. Quando a juíza Mirella Cahú fala sobre o termo ‘presenteísmo’, que é o comparecimento do empregado ao trabalho, mas mascarando sua saúde mental, nos preocupa muito, pois a categoria bancária vem sofrendo com esta grave situação”, destaca o secretário de Saúde do Sindicato, Alan Patrício. Também participou da atividade a dirigente sindical e membro do GT de construção do Dossiê sobre o Assédio Moral e adoecimento dos bancários, Bethânia Montarroyos.
Durante o evento, os dirigentes do Sindicato entregaram exemplares do Dossiê ao Desembargador Federal do Trabalho da 6ª Região e Gerente Regional do Programa Trabalho Seguro, Fábio André de Farias, ao Desembargador Federal do Trabalho da 6ª Região e Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, Virgínio Benevides, a Juíza do Trabalho Gestora Regional Suplente do Programa Trabalho Seguro, Márcia de Windsor Nogueira, e outras autoridades do meio jurídico, que se colocaram solidários ao trabalho construído pelo Sindicato.