A transparência e a responsabilidade com o patrimônio dos associados são marcas do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, que apresenta à categoria o Balanço Patrimonial e Financeiro e a Previsão Orçamentária para aprovação em assembleia virtual, no dia 3 de julho de 2025, das 9h às 18h.?
Nesta edição do Jornal dos Bancários – Especial Prestação de Contas, os dados detalhados demonstram que os investimentos realizados pela entidade ao longo do ano de 2024, resultaram em retornos políticos importantes, além de superávit no exercício de mais de R$ 327 mil.?As principais fontes de receitas continuam sendo as mensalidades e taxas de contribuição.
“Nossa entidade é financiada pelos próprios trabalhadores, o que nos garante a autonomia e a liberdade sindical necessária para defesa irrestrita dos bancários e bancárias. Temos uma taxa de sindicalização acima da média geral da classe trabalhadora, considerando outras categorias, que reflete a confiança no trabalho que vem sendo realizado”, afirma o presidente do Sindicato, Fabiano Moura. Somada a essa rubrica destaca-se o Clube de Campo, que após reabertura com bar e restaurante de operação própria da entidade passou a ser uma fonte de receita relevante.?
“As principais despesas foram direcionadas às ações que estão relacionadas à função primordial do Sindicato, que é ser representante dos interesses dos bancários”, destaca a Secretária de Finanças do Sindicato, Terezinha Santiago. Foram feitos investimentos em congressos, mobilizações e conferências, além de campanhas, saúde, representação jurídica da categoria e manutenção da sede, subsedes e equipamento de lazer.?
Para 2025, o orçamento de custeio também prevê saldo positivo, com continuidade das atividades políticas, focadas na preparação para a Campanha Nacional dos Bancários 2026 e divulgação do Dossiê de Assédio Moral e Adoecimento dos Bancários em Pernambuco, além de investimentos para melhorias no Clube.?
Nos últimos anos foram realizados investimentos na sede e no clube de campo. A expectativa é que esses investimentos aumentem o valor dos imóveis no mínimo o dobro em relação ao valor registrado na contabilidade no exercício findo em 31/12/2024.?
A avaliação para aferir a valorização dos imóveis será realizada no exercício de 2025, com base no parecer de um profissional competente que será crucial para garantir que os valores reflitam a realidade econômica dos imóveis após os investimentos e que os registros contábeis estejam em conformidade com as normas e práticas contábeis aplicáveis.?
Antes da votação, os bancários poderão sanar dúvidas, participando da reunião de esclarecimentos com a assessoria contábil da entidade e dirigentes, no dia 2 de julho, às 19h. O link de acesso estará disponível no site bancariospe.org.br