Cancelamentos de demissões são resultado do trabalho efetivo do Sindicato

Bancários do Itaú, demitidos em maio de 2025, conquistaram o cancelamento das demissões através da atuação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Fernando João da Silva, com 43 anos de banco, e ocupando a função de gerente geral, foi demitido sem nenhuma justificativa. Já a bancária Ladjane Vasconcelos, gerente de empresa e com 31 anos de Itaú, foi demitida com a alegação de falta de produtividade. Nos dois casos, os bancários adoecidos pelo trabalho, já tinham sido alvos de demissões e cancelamentos em 2024, e foram mais uma vez surpreendidos pelo banco em 2025.
Flávio Coelho, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, destaca o compromisso de defender os direitos da categoria. “O Sindicato é uma entidade comprometida com a defesa dos direitos dos bancários, sendo forte na atuação contra as demissões arbitrárias. Quando recebemos os bancários nesta situação, conversamos para entender o que está acontecendo e, diante de cada caso, realizamos as medidas necessárias para tentar reverter a situação. O que não podemos é cruzar os brações diante das injustas demissões”, relata Flávio.
Fernando já havia sido demitido em 2024, conquistando o cancelamento no mesmo ano. Esta é a segunda vez que o bancário é demitido pelo banco, mesmo estando em tratamento para doença ocupacional adquirida no trabalho, como, por exemplo, túnel do carpo e tendinite (ombros, cotovelos e mãos).
A bancária Ladjane teve sua demissão cancelada em 5 de maio de 2025, também pela segunda vez, após episódio em 2024. “Venho realizando tratamento para o alívio das dores causadas pela Ler/Dort e Síndrome de Burnout. O apoio que tive do jurídico e da Secretaria de Saúde foi fundamental para que tudo desse certo”.
O secretário de Saúde do Sindicato, Alan Patrício, destaca que “é importante manter o acompanhamento médico e exames e laudos atualizados, para termos toda a documentação necessária para proteger os trabalhadores”, conclui.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi