
Duas bancárias do Itaú conquistaram, após intervenção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco junto ao banco, os cancelamentos das suas demissões arbitrárias.
Taciana Xavier, com 7 anos de banco e exercendo a função de Agente de Negócios Caixa, foi demitida no dia 21 de agosto de 2025. Enquanto Ana Pedrosa, Gerente Empresas e com 19 anos exercendo suas funções no Itaú, foi demitida em 11 de agosto deste ano. As duas trabalhadoras retornaram ao quadro de funcionários do Itaú, comprovando o adoecimento laboral.
Taciana, que adoeceu física e psicologicamente, continua realizando tratamento para reverter o transtorno. A bancária esteve no Sindicato e, após orientações da entidade, aguardou o parecer sobre a negociação com o Itaú. “Me senti acolhida num momento muito difícil pra mim. Tive todo o apoio, o Sindicato foi crucial”. A demissão da bancária foi revertida no dia 1º de outubro de 2025.
Para o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Flávio Coelho, o diálogo com o banco, é uma importante ferramenta.
“Procuramos o banco para dialogar, apresentamos a real situação das bancárias demitidas e, diante dos fatos, conquistamos os cancelamentos das demissões. Quando um bancário demitido procura nossa entidade, nós acolhemos, entendemos a situação e traçamos a melhor estratégia para conseguir o resultado no tempo mais célere”, destaca Flávio.
A bancária Ana, que recebeu diagnóstico de burnout e síndrome do túnel do carpo no exercício das suas funções, vem realizando terapias, acompanhamento com psiquiatra e psicólogo e atividades fisioterápicas. O cancelamento da demissão de Ana foi conquistado no dia 19 de setembro de 2025.
Para que cancelamentos de demissões ou reintegrações possam acontecer através do trabalho do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, as secretarias de Saúde e de Assuntos Jurídicos estão preparadas para atender os bancários. Procure a entidade de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.