Sindicato é recebido pelo MPT-PE para tratar sobre assédio moral e adoecimento dos bancários

Entidade entregou ao MPT-PE dossiê construído a partir de pesquisa em parceria com o LABOR/UFRPE

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco foi recebido, no dia 25 de setembro, pela então procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dra. Ana Carolina Lima, em reunião articulada pelo deputado estadual Doriel Barros (PT). O encontro teve como pauta central o enfrentamento ao assédio moral e ao crescente adoecimento dos bancários no Estado, problemáticas que vêm se agravando diante das práticas abusivas de gestão adotadas pelos bancos.

A agenda foi um encaminhamento da audiência pública sobre o tema realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Participaram da reunião representando a entidade sindical o presidente, Fabiano Moura, o secretário de Saúde, Alan Patrício, que entregaram à procuradora um dossiê construído a partir de pesquisa em parceria com o LABOR/UFRPE, com dados e relatos sobre o sofrimento vivido pela categoria.

Entre os encaminhamentos, o Sindicato reforçou a necessidade de dar visibilidade social ao adoecimento dos bancários e buscar, junto ao MPT, medidas para garantir que os bancos emitam a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) em casos de doenças relacionadas ao trabalho.

Atenta às denúncias apresentadas, a procuradora destacou que já tem conhecimento da gravidade do problema, pelo volume de casos que acompanha também no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Ela orientou que seja realizada denúncia formal junto ao MPT para que o órgão possa atuar de forma efetiva no enfrentamento das irregularidades. O Sindicato organizará a documentação necessária para protocolar em sistema as denúncias.

Para o presidente do Sindicato, Fabiano Moura, a reunião é um passo fundamental para transformar em ações concretas a luta contra o assédio moral e a pressão por metas abusivas que levam ao adoecimento da categoria.

“Queremos que a sociedade saiba que os bancários estão adoecendo e que os bancos precisam ser responsabilizados por isso. Os bancos insistem em não reconhecer que a causa do adoecimento da categoria está relacionada ao trabalho”, afirmou.

O deputado Doriel Barros, articulador da reunião, ressaltou a importância da mobilização em defesa da categoria. “O que está em jogo é a vida dos bancários, que sofrem diariamente com assédio e sobrecarga. Colocamos o nosso mandato à disposição para esta luta”, destacou.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi