Conferência Nacional de Mulheres aprova diretrizes com forte presença das bancárias

 

Durante três dias intensos de debates, de 29 de setembro a 1º de outubro, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres aprovou um conjunto de propostas de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, aos direitos das mulheres e ao enfrentamento das múltiplas formas de opressão. As sugestões estão divididas em 15 eixos temáticos que irão compor as diretrizes do novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Eleonora Costa, delegada eleita para representar o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, destacou que “entre as propostas, aprovamos a ampliação de medidas de cuidado e fortalecimento de mecanismos de proteção contra violência política e doméstica e a participação social e garantia de direitos em toda diversidade de mulheres. Foi uma Conferência muito relevante para retomada da participação social neste processo”, afirma.

Em âmbito nacional, foram realizadas pelas bancárias 20 conferências livres, promovendo grande representação do ramo financeiro na construção das propostas para políticas públicas para mulheres.

A dirigente Suzi Rodrigues, que também participou como delegada eleita pela conferência livre do Sindicato, reforçou que a promoção da igualdade de gênero e incentivo à igualdade salarial é um passo importante para a autonomia e direitos para mulheres. “Outro ponto alto do evento foi a audiência para ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata dos direitos das mulheres e do combate à violência e ao assédio no mundo do trabalho”, destacou.
Além das discussões nas mesas temáticas, o evento também incluiu uma caminhada das mulheres em Brasília, reforçando a visibilidade das pautas femininas no espaço público.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi