O Sindicato dos Bancários de Pernambuco manifesta sua solidariedade ao presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luiz Soares, detido de forma arbitrária pela Polícia Militar do Estado de Pernambuco na manhã desta segunda-feira (3), durante um ato legítimo da greve dos metroviários no Centro de Manutenção de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. O dirigente foi detido por cerca de 40 minutos e liberado em seguida.
Repudiamos qualquer tentativa de intimidação ou criminalização da luta sindical. O direito à greve e à livre organização dos trabalhadores é garantido pela Constituição Federal e constitui um pilar essencial da democracia. A detenção de um dirigente sindical em pleno exercício de sua função representa um grave ataque à liberdade e à autonomia sindical, valores que devem ser respeitados e preservados por todas as instituições.
Os bancários de Pernambuco se somam à luta dos metroviários contra a privatização do metrô e reafirmam que a solidariedade entre os trabalhadores é nossa maior força diante de qualquer forma de repressão.
Sindicato dos Bancários de Pernambuco
03/11/2025