Encontro com Delegados(as) Sindicais bancários renova energia para enfrentar desafios em 2026

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou, na sexta-feira (29), mais uma edição do Encontro com Delegados Sindicais de Bancos Públicos, reunindo representantes de diversas agências e setores em um momento marcado por muita energia, compromisso e troca de experiências. Na ocasião, os representantes receberam a certificação de posse do mandato, que segue vigente até junho de 2026, para Banco do Nordeste, Banco do Brasil e BNDES, e até 2027, para Caixa Econômica. O Sindicato segue reivindicando um mandato de dois anos para todos os bancos públicos.

Durante a atividade, o presidente do Sindicato, Fabiano Moura, e o presidente da Fetrafi-NE, Carlos Eduardo, destacaram os desafios que se colocam para 2026, um ano decisivo para a categoria e para o país. Ambos reforçaram a importância estratégica do trabalho dos delegados e delegadas sindicais, eleitos pelos próprios trabalhadores, como ponte direta entre o Sindicato e a base, fortalecendo a mobilização nas unidades bancárias.

“Cada delegado(a) sindical é uma fonte de energia que em contato com outra pessoa vai gerar reação. Aqui estão trabalhadores, brasileiros, do ramo financeiro, de bancos públicos, homens e mulheres, nordestinos, que tomaram a decisão de se apresentar como representantes da coletividade nos locais de trabalho, para lidar com situações que vão do micro ao macro, dos problemas locais da classe trabalhadora aos problemas do capital internacional, até a paz no mundo”, destacou Carlos Eduardo.

Numa grande roda de debate, os dirigentes lembraram que 2026 será ano de Campanha Nacional dos Bancários, período em que direitos, condições de trabalho e avanços para a categoria estarão mais uma vez em disputa para renovação de acordos. Além disso, o cenário nacional será fortemente impactado pelas eleições gerais, que definirão os rumos políticos e econômicos do Brasil nos próximos anos, reforçando a necessidade de organização permanente dos trabalhadores.

Entre os principais temas debatidos no encontro, ganharam destaque a prioridade da comunicação como ferramenta para conscientizar, informar e engajar os trabalhadores; e a importância da defesa constante dos bancos públicos, reafirmando seu papel social, estratégico e voltado ao desenvolvimento do país.

“Nós temos lado, temos compromisso com os trabalhadores, independente do governo que esteja colocado. Além disso, temos responsabilidade na condução da categoria e das negociações, que estão a cada ano maios desafiadoras. Por isso, valorizamos o diálogo e contamos com cada delegado e delegada sindical eleito para estreitar a relação entre o Sindicato e os locais de trabalho e ser um amplificador da mobilização”, afirma Fabiano Moura, presidente do Sindicato.

O suplente da secretaria de Bancos Públicos, Jorge Ferreira, destacou a importância do momento. “O encontro reforçou que a força da categoria nasce no local de trabalho e se amplia quando representantes e Sindicato constroem, juntos, um caminho de luta, unidade e resistência em defesa dos bancários e da sociedade brasileira”, conclui.

 

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi