Dirigentes bancárias apresentam contribuições ao 18º Encontro Internacional da Rede Vida Viva

Pernambuco sediou o 18º Encontro Internacional da Rede Vida Viva, entre os dias 27 a 29 de novembro, reunindo representantes de diversos estados brasileiros, além da África do Sul, Colômbia, Índia, Alemanha e Costa Rica. O encontro promoveu um amplo debate sobre os modelos de produção nos diferentes setores da economia, com o objetivo de analisar e problematizar as formas de organização dos ciclos de trabalho e suas consequências, especialmente diante do impacto das novas tecnologias.

A atividade contou com a presença das dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco: Georgina Ramo, Bethânia Montarroyos e Luciana Gusmão. Durante a programação, os participantes organizaram grupos de trabalho para discutir os distintos ciclos produtivos existentes em cada setor, as estratégias e programas adotados pelas empresas, o uso das tecnologias e os seus reflexos diretos na vida e nas condições de trabalho da classe trabalhadora.

“Debatemos os impactos da digitalização e estratégias de aprimoramento na relação dessas tecnologias com as ferramentas desenvolvidas pela Rede Vida Viva. Foi uma importante troca de experiências entre os sindicatos participantes, que trouxeram estratégias de mobilização dos trabalhadores. Fomos elogiados na Rede pelo nosso empenho e isso nos deixa feliz”, afirma a secretária de Formação do Sindicato, Georgina Ramo.

No último dia, os participantes se dividiram em grupos por estados e países para aprofundar o debate sobre os desafios identificados e elaborar propostas com a definição de ações prioritárias, resultando na construção coletiva do Plano de Trabalho da Rede Vida Viva para 2026.

 

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi