Sindicato dos Bancários comemora 165 anos da Caixa com defesa do banco 100% público e do Saúde Caixa

 

Nesta segunda-feira (12), dia em que a Caixa Econômica Federal comemora seus 165 anos de história e de dedicação aos brasileiros, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou uma atividade para dialogar com os empregados e empregadas sobre a importância deste importante banco para o país e para população.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Fabiano Moura, enalteceu a Caixa e sua atuação no país. “A Caixa está presente, diariamente, na vida de quase todos os brasileiros, já que é ela que tem a responsabilidade de levar para população grande parte das políticas sociais do nosso país. Precisamos defender este importante banco 100% público, e contar com parlamentares nesta nossa luta é essencial”, comenta Fabiano.

Neste aniversário da Caixa, o deputado Federal Carlos Veras e a senadora Teresa Leitão fizeram questão de estarem com o Sindicato durante o dia. Os parlamentares receberam do Sindicato o Manifesto pelo fim do teto de custeio para o Saúde Caixa. Carlos Veras participou do encontro com os empregados e empregadas da Caixa, na agência Boa Vista, ressaltando a importância dos trabalhadores e a necessidade de lutar pela manutenção e criação de novos direitos.

“São 165 anos da Caixa Econômica Federal, uma empresa 100% pública, que leva serviços importantes à população brasileira, que cuida dos programas sociais. Esse sucesso da Caixa acontece por conta de cada trabalhador e trabalhadora, que faz a Caixa. Estamos na luta com o Sindicato pelo respeito aos trabalhadores”, ressalta Carlos Veras.

O Sindicato também esteve no escritório de Teresa Leitão, debatendo a situação atual da Caixa e reafirmando o papel do banco 100% público.

“A melhor forma de celebrar os 165 anos da Caixa é na luta. É assim que os empregados da Caixa estão fazendo, mediante a apresentação deste manifesto, que defende a Caixa Econômica pública, com todo os serviços prestados e com a valorização dos seus 84 mil trabalhadores e mantendo o Saúde Caixa. Vamos celebrar esta instituição, que ela siga cumprindo sua função de banco 100% público para o desenvolvimento do nosso País”, afirmou Teresa Leitão.

A entidade fez um alerta sobre o processo de fechamento de agências da Caixa, que ocorre desde 2017, e foi intensificado em 2024 e 2025. O Dieese aponta que a Caixa já perdeu 196 agências desde então, passando de 3.404 unidades em 2015 para 3.208 ao final de setembro de 2025. Somente em 2024 foram encerradas 113 agências, e em 2025 outras 50 até setembro.

“A população que mais precisa está diariamente dentro das agências da Caixa, por isso é tão importante defender esta instituição pública. Exigir respeito e saúde para quem faz a Caixa é o mínimo. Vamos juntos construir a Caixa ainda mais forte”, destaca a secretária Geral do Sindicato, Chay Cândida.

A atividade na Caixa Econômica da Conde da Boa Vista, no Recife, também contou com um parabéns simbólico dentro da agência, na presença dos empregados e clientes, além de um ato em frente ao banco, com falas para população e a leitura do manifesto:

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi