BNB confirma antecipação da PLR e apresenta novo Convergente

O Banco do Nordeste do Brasil confirmou, em reunião com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), assessorada pela Comissão Nacional do Funcionários do BNB (CNFBNB), a antecipação do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para o mês de fevereiro, condicionado ao pagamento dos dividendos aos acionistas.

O encontro debateu ainda o novo Convergente, importante conquista da mesa de negociação permanente. De acordo com o BNB, toda a avaliação será feita, a partir de agora, através de plataforma específica, que pode ser acessada através do celular, pelo APP Meu RH.

O dirigente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Rubens Nadiel, que participou das negociações na sede administrativa do Passaré, no Ceará, reforça a forte atuação dos representantes dos bancários do Banco do Nordeste.

“A reunião foi proveitosa. Da forma que nos foi apresentado o novo Convergente, fruto do trabalho da Comissão Nacional, atende as necessidades do funcionalismo. O banco aproveitou para parabenizar os bancários pelos resultados alcançados no ano passado. Estamos caminhando para, cada vez mais, conquistar novos direitos e reconhecimento”, comenta Rubens.

Outra cobrança foi sobre o novo Plano de Cargos e Remuneração (PCR). O Banco informou que já teve algumas reuniões junto ao Ministério da Fazenda, em Brasília, quando foram solicitadas algumas adequações e que está encaminhando tudo com solidez técnica.

Sobre o Plano de Funções, os representantes dos trabalhadores solicitaram informações sobre melhorias nas funções de Gerente Executivo de Central e das gerências médias das agências.

Sobre o tema diversidade e inclusão, o BNB destacou que vem intensificando políticas de inclusão e projeção para a liderança, ressaltando, ainda, que todas as políticas são criadas coletivamente, com base nos grupos focais sobre mulheres, gênero, raça/cor e PCD. Durante a negociação, temas como celulares corporativos; autenticação em duas etapas no Gerenciamento do Nordeste Eletrônico; diárias a serviço; 15 minutos de descanso para mulheres antes das horas-extras; EPI’s para técnicos de campo; gerente de relacionamento; concursos; e microcrédito também foram pautados.

Microcrédito

As entidades sindicais explanaram sua enorme preocupação com relação aos programas do CrediAmigo e do AgroAmigo, diante das imposições do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou uma nova licitação para escolher novas instituições para operacionalizar os programas de microcrédito do Banco. O Banco informou que tem cumprido as exigências do TCU e está preparando uma nova licitação com todos os cuidados que o assunto merece.

Concurso

O Banco informou que deve convocar ainda em fevereiro mais uma turma de concursados do último concurso, convocando assim todo o cadastro de reserva. No total, já foram empossados 510 novos funcionários. A CNFBNB cobrou mais uma vez a realização de um novo concurso para suprir toda a necessidade de funcionários das agências e das demais unidades do Banco, pois a falta de funcionários está sobrecarregando os trabalhadores, problema que se agravou após o último PDV. “É grave a sinalização de não realização de novo concurso, pois temos uma grande defasagem nas agências. Além disso, o banco está crescendo e precisamos ampliar a quantidade de funcionários para fortalecimento da instituição”, afirma o dirigente Rubens Nadiel.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi