Bancários discutem sistema de ponto eletrônico com Itaú Unibanco

A
Contraf-CUT recebeu nesta segunda-feira, 8, em sua sede, em São
Paulo, representantes da área de Relações Sindicais e da Folha de
Pagamento/Ponto Eletronico do Itaú para uma negociação a respeito
do sistema de ponto eletrônico do banco. A reunião contou com a
participação de representantes de federações e sindicatos de todo
o país.

Os representantes do banco fizeram uma apresentação
sobre o funcionamento do ponto eletrônico. A negociação ocorreu a
pedido da Contraf-CUT, que solicitou encontros com os principais
bancos para avaliar os sistemas de ponto de acordo com as portarias
1510/2009 e 373/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que
regulamentam a questão.

Após a apresentação do banco, os
dirigentes sindicais presentes relataram situações ocorridas em
todo o país envolvendo problemas com o sistema de ponto.

“Diagnosticamos uma série de problemas de gestão que
interferem na questão do ponto eletrônico. Por exemplo, temos o
caso dos caixas flutuantes, que interfere no instrumento de
marcação de ponto, além de situações como agências que
trabalham com apenas um funcionário e a própria questão do
pagamento de horas extras”, resume Wanderley Crivellari, um dos
coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do
Itaú, órgão da Contraf-CUT que assessora as negociações com a
empresa.

Ficou definido na reunião que os trabalhadores
realizarão visitas a locais de trabalho acompanhados de
representantes do banco, de forma a verificar na prática o
funcionamento do ponto. Após essa averiguação, serão retomadas as
negociações sobre o tema.

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