Aberta a VI Conferência Regional da Fetrafi/NE com muita disposição para luta

Tem início, na noite desta sexta-feira (14), a VI Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Fetrafi-NE), trazendo como tema “Lutar, Defender e Garantir”. Esta edição acontece no Recife, capital pernambucana, até o próximo domingo (16).
O primeiro momento foi marcado pela mesa de abertura política com composição da presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, do presidente da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Roberto Von Der Osten e do presidente Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, além de representantes de outros Estados nordestinos. 
Em seguida, os bancários participantes acompanharam uma palestra proferida pelo sociólogo e escritor Emir Sader. “Estamos no olho do furacão dos ataques. Sabemos que o fato do capital financeiro mandar no Brasil resulta diretamente na liquidação dos recursos sociais e na destruição da democracia. Sabemos também que a direita só triunfa em um país desmoralizado, e que Michel Temer, embora seja um cadáver político, tem o apoio do Congressso e pode seguir juridicamente por muito tempo. Por isso temos de fortalecer a nossa luta e impedir que esse governo golpista continue ativo”, declarou.
A anfitriã, Suzineide Rodrigues, fez um balanço da agenda de hoje. “Estamos vivendo um momento bastante desafiador. Precisamos, mais do que nunca, criar estratégias de enfrentamento aos desmontes e à retirada de direitos. A unificação da classe trabalhadora é imprescindível. Não deixaremos que esse presidente golpista, corrupto e incompetente continue depredando o país com a implantação de um projeto ultraliberal que só traz prejuízos às trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. Continuaremos resistindo e seguiremos nos fortalecendo em encontros como este. Juntos, vamos derrotar Temer e seus comparsas nas ruas”, analisou.
Para a diretora da Fetrafi-NE, Tereza Souza, a primeira noite cumpriu todas as expectativas. “Saimos daqui fortalecidos e com a certeza de que a luta continua e nós vamos vencer mesmo nessa conjuntura adversa”, comemorou. 
Confira a programação para os próximos dias de evento:
15/07 
09h: Aprovação do Regimento
09h30: Análise Conjuntura/ Defesa dos Bancos Públicos – Contraf/ CUT/ CTB/ Comando Nacional
11h: Apresentação Dieese – Sistema Financeiro e Novas Tecnologias
11h30: Debate
12h30: Almoço/ Encerramento do credenciamento dos (as) delegados (as) titulares
14h: Encerramento do Credenciamento dos (as) delegados (as) suplentes
14h30: Trabalho em grupo: 1. Emprego; 2. Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Condições de Trabalho; 3. Novas Tecnologias e Banco do Futuro
18h30: Encerramento dos trabalhos em Grupo
19h: Eleição dos (as) delegados (as) para Conferência Nacional
16/07 
09h: Plenária Final
12h: Encerramento com almoço

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi