Os bancários e bancárias de Pernambuco aprovaram por 96,46% dos votos, em assembleia virtual realizada entre os dias 22 e 23 de junho, a minuta da pauta de reivindicações da Campanha Nacional Unificada 2026. A pauta é resultado de um processo de debate e construção coletiva com as trabalhadoras e trabalhadores em todo o país.
No Nordeste, em razão das festividades tradicionais juninas, a votação ocorreu antes das demais regiões, que irão iniciar as assembleias no dia 23 de junho à noite. Após a aprovação nacional, o documento será entregue à Fenaban e aos bancos públicos no dia 24 de junho.
As propostas foram construídas ao longo de meses em conferências estaduais, regionais, e nacional, congressos por bancos e na Consulta Nacional dos Bancários que, neste ano, bateu recorde com a participação de 54.952 respondentes de todo o país.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura, que estará em São Paulo para entrega da minuta aos bancos nesta quarta-feira (24), reforçou que a aprovação respalda o Comando Nacional no processo de negociação com os bancos, dando ainda mais legitimidade a representação nacional dos bancários.
“A pauta contempla reposição da inflação do período mais 5% de aumento real , valorização da PLR, VA e VR, regulamentação do sistema financeiro, saúde e condições de trabalho, fim das metas abusivas, defesa do emprego, não fechamento de agências e que as transformações do mundo do trabalho tragam como resultado benefícios para os trabalhadores”, destaca Fabiano Moura.
A partir da entrega da minuta, será definido o calendário de negociações da Campanha Nacional Unificada 2026, que este ano terá como tema “Bancárias e bancários feitos de esperança, movidos pela luta”. A proposta parte da ideia de que a categoria carrega uma capacidade de transformação da luta coletiva, a partir de uma esperança que não é passiva: é fruto do esperançar, da organização, do agir, pela mobilização e pela resistência.

“Todo o processo é feito com a participação ativa das bancárias e bancários. Só desta forma será possível alcançar a vitória que todos nós desejamos. Com esperança, capacidade de organização e mobilização, vamos manter todos os direitos conquistados em mais de 30 anos e avançar em novas conquistas para categoria”, conclui o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
Além da minuta, a categoria aprovou na assembleia a autorização para a entidade representar os bancários do estado na negociação e a contribuição negocial, dando condições de luta à entidade.
RESULTADO COMPLETO DA ASSEMBLEIA
SIM 96,46
NÃO 2,40%
ABSTENÇÃO 1,14%