
Defesa da representatividade sindical, aprovação de uma nota de repúdio contra a reforma trabalhista, realização de campanha contra a venda de produtos nos caixas dos bancos, elaboração de um glossário com novos termos usados no mundo digital, retorno da campanha pela ampliação de 2h no atendimento bancário (das 09h às 17h) com dois turnos de jornada de 6h, e realização seminários para o fortalecimento da categoria. Essas foram algumas das propostas aprovadas na VI Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Fetrafi-NE), realizada no Recife, capital pernambucana, entre os dias 14 e 16 de julho.
A programação contou com uma extensa análise das atuais conjunturas política, social e econômica no Brasil, feita por representantes da Confederação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), do Comando Nacional dos Bancários e de diversos sindicatos do Nordeste. Um dos momentos de destaque foi a palestra ministrada pelo sociólogo Emir Sader.
“Estamos no olho do furacão dos ataques. Sabemos que o fato do capital financeiro mandar no Brasil resulta diretamente na liquidação dos recursos sociais e na destruição da democracia. Sabemos também que a direita só triunfa em um país desmoralizado, e que Michel Temer, embora seja um cadáver político, tem o apoio do Congressso e pode seguir juridicamente por muito tempo. Por isso temos de fortalecer a nossa luta e impedir que esse governo golpista continue ativo”, declarou.
A técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Cátia Uehara, alertou os bancários sobre os impactos das novas tecnologias.
“Cátia nos fez refletir sobre os impactos do mundo digital. Ela trouxe informações importantes como a que há uma redução sistemática de postos de trabalho. Segundo ela, de 2013 a 2017 foram reduzidos 45 mil postos. Isso é ainda mais grave do que as próprias demissões, porque significam vagas a menos, que não vão ser substituídas por outras pessoas. Além disso, o banco digital vem tomando uma proporção enorme. Hoje em dia, por exemplo, a cada 100 transações bancárias, 57 são feitas pelo celular. Essas são grandes ameças aos empregos dos bancários e nós temos que pensar estratégias de enfrentamento e resistência”, analisou a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues.
A agenda reuniu cerca de 150 bancários de todo o Nordeste. A avaliação da presidenta é de que a Conferência foi bastante positiva para o fortalecimento da categoria. “Estamos sendo vítimas de perseguição política e precisamos resistir. Mais do que nunca entendemos a necessidade de pensar coletivamente. Juntos seremos mais fortes na luta contra essa sequência de ataques e contra esse governo ilegítimo e golpista que além de não ter projeto para o país, insiste em enterrar a nossa CLT e retirar os nossos direitos, avaliou.
Para a diretora do Sindicato e da Fetrafi/NE, Tereza Souza o encontro também foi um sucesso. “Concluímos a nossa Conferência com êxito. Foi um momento focado na categoria bancária no qual tratamos de questões importantes como a defesa do emprego, a segurança bancária, as novas tecnologias e estratégias para engajar os trabalhadores do ramo financeiro na nossa luta. Seguiremos para a Conferência Nacional mais dispostos e resistentes para enfrentar os golpistas”, analisou
Com as proposições em mãos, os 52 delegados e cinco observadores eleitos agora seguem para a agenda em âmbito nacional que ocorrerá de 28 a 30 de julho, em São Paulo. 18 pernambucanos integram o grupo eleito.