
Como
uma delegação de 18 lideranças, o Sindicato dos Bancários de
Pernambuco marca presença na 19ª Conferência Nacional dos
Bancários que começa nesta sexta-feira (28) e segue até domingo
(30), no hotel Holiday Inn, em São Paulo.

Com
o mote “Lutar, defender e garantir. Nenhum direito a menos!”, 696
bancários, entre delegados, membros do Comando Nacional dos
Bancários, observadores e convidados vão debater as estratégias
para enfrentar a adversa conjuntura nacional em curso.

“A
delegação dos bancários de Pernambuco está aqui para dar sua
contribuição ao plano de luta
em defesa dos bancos públicos, contra as
reformas
trabalhista
e
previdenciária,
bem como em oposição à digitalização
verticalizada
do
sistema financeiro”, afirma
a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide
Rodrigues.
A
agenda
prossegue amanhã com votação
do Regimento Interno e
quatro
mesas temáticas.
O primeiro painel sobre Análise
de conjuntura nacional e internacional conta
com a participação
do
presidente
da Central Única dos Trabalhadores–Nacional(CUT),Vagner
Freitas; do
Coordenador da Intersindical, Edson Carneiro; do
presidente
da Central
dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Adilson
Araújo; e,
do coordenador da Confederação
Sindical das Américas, Rafael
Freire Neto. A
segunda mesa abordará
a
Defesa do Emprego frente às novas tecnologias, com
a presença da
técnica
do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos
Socioeconômicos (DIEESE),
Vivian
Rodrigues; e,
do
representante da
Associação 28 de Agosto,
Moisés Marques. O terceiro painel vai debater a Reforma
trabalhista,
lastreado
nas
palestras
do senador
da República, Roberto
Requião; do
coordenador
do Dieese,
Clemente Ganz Lucio; e,
da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),
Daniella
Muradas. O
quarto
e último
tema coloca na pauta a Reforma
previdenciária,
subsidiada pela palestra
da professora da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ),
Denise Lobato Gentil.
A
programação segue até domingo com apresentação do plano nacional
de lutas construído a partir das experiências acumuladas pela
categoria durante anos de atuação e
sistematizado nestes três dias de trabalho.