Após
terminar 2017 registrando 58 reintegrações, na manhã desta
terça-feira (23), no banco Bradesco – Cordeiro, localizado na
Avenida Caxangá, no Recife, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco
realizou a primeira reintegração deste ano.
![]()
Os
diretores do Sindicato, Fábio Regis e Alan Patrício, acompanharam
Dannyel Lucas de Azevedo até a agência, local onde o bancário
trabalha desde 13 de outubro de 2011, porém, mesmo com Lesões por
Esforços Repetitivos (LER), atribuído ao trabalho que exercia como
caixa, foi desligado de suas funções em 30 de dezembro de 2015.
“Mesmo
com pouco tempo de banco, como o caso do Dannyel, pessoas estão
adoecendo por conta do estresse diário e das cobranças excessivas.
A situação é muito crítica, visto que não são fatos isolados. O
Sindicato, além de se preocupar com os direitos dos trabalhadores,
exige dos bancos que eles tenham uma política de controle dessas
doenças ocupacionais”, comentou Alan.
Afastado por mais de dois
anos, Dannyel ressaltou o papel do Sindicato dos Bancários neste
processo de reintegração.
“Fiquei
esse tempo afastado, contando sempre com o apoio do Sindicato. Assim
que fui demitido, a assessoria dos diretores da entidade foi de
fundamental importância, passando confiança e total assistência”,
lembrou.
O
mandato de reintegração foi expedido pela Juíza Titular da 18ª
Vara do Trabalho do Recife. De acordo com o secretário de Saúde do
Sindicato, Wellington Trindade, que vem acompanhando todos os
processos que afastam irregularmente bancários de suas funções,
destacou o trabalho da Justiça, bem como o do Sindicato.
“Essas
arbitrariedades não podem ficar sem respostas. A justiça entende
que os banqueiros estão agindo de forma covarde, demitindo
injustamente e trazendo transtorno para os bancários e bancárias. O
Sindicato está de prontidão, lutando por cada um que esteja se
sentindo lesado”, concluiu.