Para esta edição, os participantes vão debater, entre os principais pontos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em vigor; a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários; os impactos da pandemia causados pelo novo coronavírus no Brasil e no mundo; e as alterações propostas para o estatuto do plano de saúde Camed, que prejudicam os usuários.
O secretário Intersindical do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e funcionário do Banco do Nordeste, Fernando Batata, destaca as pautas centrais do debate neste momento. “É um evento importante, pois trataremos das nossas reivindicações, das consequências da Covid-19 e suas implicações no mundo do trabalho, assim como sobre a Camed. Os funcionários e as funcionárias do Banco do Nordeste devem estar atentos aos debates e encaminhamentos”, afirma Batata.
A presidenta interina do Sindicato, Sandra Trajano destaca que “o CNFBNB é uma etapa fundamental para a Campanha Nacional dos Bancários 2020. Além dos direitos da categoria, vamos ter a dimensão da defesa dos bancos públicos, entre eles o Banco do Nordeste, que cumpre importante papel no desenvolvimento regional, no centro das discussões do Congresso Nacional dos Bancários”, afirma.
Como em todas as edições, a delegação pernambucana participa dos debates de forma efetiva, fortalecendo a luta da categoria. Veja como está formada a delegação de Pernambuco para 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil:
Edilson Rodrigues dos Santos
Fernando Antônio da Silva
Idalina Gonçalves Bispo
Ricardo Vaz
Rubens Nadiel
Suenize Limaverde
Zito Júnior