Sindicato reintegra bancário do Santander durante pandemia da Covid-19

Em meio às demissões realizadas pelo banco Santander durante a pandemia, que insiste em descumprir os acordos firmados em mesa de negociação, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco conquistou uma importante reintegração. André Leonardo Macêdo, gerente Van Gogh – Agência Surumbim, demitido em julho de 2019, após dez anos de dedicação ao banco, teve seu retorno ao trabalho garantido pela Justiça.
“Esta é uma grande conquista do Sindicato, em especial, considerando a postura de desrespeito aos trabalhadores que o Santander tem assumido durante a pandemia. As bancárias e bancários podem contar com o nosso empenho em assegurar os seus direitos”, comemora a presidenta interina do Sindicato, Sandra Trajano.
Diagnosticado com Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, André sofre com sintomas de exaustão extrema e estresse excessivo decorrente do desgaste dentro da agência. Associado à síndrome, o bancário passou a apresentar quadro de depressão, ansiedade e pânico. 
O funcionário chegou a ficar afastado de suas atividades laborais por um ano, com Acidente de Trabalho reconhecido, com concessão do benefício B-91. Em 2019, após mudanças na orientação política relacionada aos benefícios previdenciários, o bancário passou a ser enquadrado como B-31, descaracterizando acidente de trabalho. 
Após ser demitido, o bancário sindicalizado contou com a assistência jurídica e da secretaria de Saúde do Sindicato. “Passei por muitas dificuldades financeiras, recebendo ajuda para o custeio das despesas com remédios, consultas médicas e despesas pessoais, pois só quem tem essa doença terrível que é a depressão sabe o quanto vivemos sem a possibilidade de enfrentar um novo emprego, além das dores fisiológicas e patologias crônicas como alteração arterial, falta de ar, dores nas mãos e ombros. Sem o Sindicato, este início de transformação não seria possível”, enfatiza André.
O secretário de Comunicação do Sindicato e funcionário do Santander, Epaminondas Filho, que acompanhou o retorno do bancário ao trabalho na última quarta-feira (15), destaca a representatividade política desta reintegração. “O banco Santander, apesar de manter a alta lucratividade no Brasil, tem demitido funcionários durante a pandemia, deixando desamparados os seus trabalhadores e afetando a renda familiar em meio à grave crise social e econômica enfrentada no País. É uma importante vitória para o movimento sindical garantir o emprego, em especial neste momento”, frisa o dirigente.
Para secretária de Saúde do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Andreza Camila, a reintegração mostra o compromisso da entidade com a saúde e direitos da categoria, inclusive durante a pandemia do novo coronavírus. “A secretaria de Saúde continua realizando atendimentos, sob agendamento e respeitando os protocolos de prevenção à covid-19. Nosso compromisso com a categoria é permanente”, ressalta Andreza.
O bancário reintegrado deixa uma mensagem aos colegas: “Damos o ‘sangue’ e ‘alma’ pelo banco para eles terem lucros exorbitantes em cima de nossas vidas. Espero que minha história de vida no banco inspire aos colegas bancários a não desistirem de lutar pela sua saúde mental e física. Saibam que temos uma equipe muito competente no Sindicato, disposta a dar o seu melhor para nos ajudar e nos amparar diante das injustiças causadas pelos bancos. Não desistam”, conclui o bancário André Macêdo.
A sede do Sindicato está aberta nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 16h. O atendimento presencial deve ser agendado pelo telefone: (81) 3316-4233.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi