
Entregamos hoje, 24 de junho, as minutas de reivindicações para nossa Campanha Nacional Unificada 2026.
Diante do atual cenário político, econômico e social vivenciado, com a evolução tecnológica, mudanças nas relações de trabalho e de reorganização geopolítica no planeta, teremos negociações com bastante desafios para as trabalhadoras e trabalhadores do Ramo Financeiro.
Na consulta respondida por mais de 54 mil bancários e bancárias de todo o país, a questão da renda tem impactado mais para grande maioria.
Em seguida, a categoria bancária aponta a questão do adoecimento, das metas abusivas, do assédio moral e sexual, da ameaça da perda do emprego, instabilidade e fechamento de agências.
Nossa campanha não fica restrita apenas às questões econômicas, apesar de os bancos responderem por 80% dos ativos do setor financeiro e empurrarem na mesa de negociação propostas aquém do que merecemos e produzimos dia a dia.
É muito mais do que dinheiro, nossa campanha defende a vida e a dignidade humana das trabalhadoras e trabalhadores do sistema financeiro.
Junto conosco está a sociedade, principalmente os mais vulneráveis, que têm nos bancos empresas cada vez mais voltadas a fazer negócios do que prestar serviços à população. O papel dos bancos não é apenas lucrar. Os privados e, ainda mais os públicos precisam entender o Brasil com outro olhar, com menos usura e mais investimentos, só assim partiremos da premissa de que todos e todas devem ser importantes nesse universo econômico.
Bancários feitos de esperança, movidos pela luta!
Fabiano Moura
Presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.