
Nos dias 19 e 20 deste mês, a presidenta do Sindicato dos Bancários, Suzineide Rodrigues, vai se reunir com a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e com a diretoria do Bradesco, em São Paulo, para discutir o novo Plano de Demissões Voluntárias Especial (PDVE), lançado pela empresa no último dia 13.
O objetivo, segundo ela, é entender a criação do programa, seus pontos contratuais e avançar nas negociações. “Vamos ouvir do banco as explicações para o lançamento do PVDE e levar as dúvidas e questionamentos dos bancários. Aconselhamos que nenhum funcionário adira ao plano antes de obtermos os devidos esclarecimentos por parte da empresa e que, caso resolvam aderir, fiquem atentos à cláusulas obscuras”, declara.
Podem aderir ao plano os funcionários que estejam aposentados junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), por idade ou tempo de contribuição integral ou proporcional até 31/08, ou ainda que estejam aptos a requerer o benefício.Com vigência entre 17 de julho e 31 de agosto, segundo a empresa, quem aderir ao plano receberá todas as verbas rescisórias, inclusive a multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Aviso Prévio; além de um valor equivalente a 0,6% da remuneração fixa por ano de trabalho no banco (limitado a 12 salários); vale-alimentação de seis meses em parcela única; manutenção do plano de saúde e odontológico por 18 meses.
Conforme destaca a presidenta, o Sindicato não é contra esse tipo de programa, desde que as reposições no quadro de funcionários sejam feitas e assim não haja sobrecarga de trabalho para aqueles que permanecerem na empresa. Ela destaca ainda que trata-se de uma escolha individual, mas alerta os bancários sobre as cláusulas obscuras da proposta. Por isso, a entidade coloca à disposição o setor jurídico para os interessados em aderir ao programa cujos agendamentos podem ser feitos por meio do telefone: (81) 3416-4220.