CEE/ Caixa reivindica acessibilidade atitudinal aos PCDs

A quarta reunião de negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e o banco para debater a minuta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), realizada na tarde desta terça-feira (2), debateu as condições de trabalho das pessoas com deficiência (PCDs).
Na última reunião, realizada em 27 de julho, os membros da CEE haviam questionado sobre as condições de trabalho dos PCDs. Segundo a comissão, os mais de 4 mil trabalhadores enfrentam problemas, que dificultam sua atuação. A Caixa concordou em realizar uma mesa específica para debater as questões relacionadas aos PCDs. Hoje, os representantes da Caixa fizeram uma apresentação sobre as ações realizadas para acessibilidade e condições de trabalho dos PCDs.
Para a representante do Nordeste na CEE/CAIXA e secretária-Geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Cândida Fernandes, na reunião foi possível perceber a disposição da Caixa em oferecer condições de trabalho aos PCDs, mas pelas visitas nas agências e escuta dos PCDs, sabe-se que há uma disparidade entre a disponibilidade que a Caixa mostra em mesa e o que está sendo realmente realizado. “Conseguimos consensuar numa conversa para que a gente exercite a questão da empatia, da alteridade, da diminuição do preconceito, da mudança da percepção do outro em busca da construção de uma acessibilidade atitudinal. Esperamos que a Caixa inclua nossas solicitações num acordo, e que o prazo do compromisso que foi firmado em mesa e já firmado entre os negociadores da Caixa e os bancários seja cumprido”, afirma Cândida.
Desta forma, a compreensão de acessibilidade contempla também a convivência no local de trabalho, sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. 
O coordenador da CEE, Clotário Cardoso, destacou que este “é um assunto muito complexo, por isso exigimos profissionais especializados para criar programas que atendam verdadeiramente as especificidades desses trabalhadores”, completou. 
A próxima rodada de negociação será na próxima quinta-feira (4) sobre Funcef.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi